TUTORIA EAD: Ferramentas Digitais para Tutores EaD

Esp. Guilherme Cerqueira
Mestrando em Cultura e Sociedade (PGCult-UFMA)
Especialista em Tutoria EaD (Faculdade São Luís – SP)
Especialista em Docência do Ensino Superior (Gianna Beretta – MA)

Ementa: A educação vem sofrendo adaptações e evoluções nos últimos tempos. As inovações de plataformas disponíveis para alunos e professores aprimoram métodos e eliminam práticas ineficientes. No Brasil após a pandemia do COVID-19, as experiências vivenciadas durante esse período foram determinantes no uso de TDIC. Na educação presencial com uso de tecnologias, nas aulas remotas e na educação a distância não foi diferente, a quantidade de opções cresceu exponencialmente. Com isso fazemos a seguinte pergunta: Qual melhor ou mais eficiente recurso tecnológico eu devo utilizar?  Assim como alunos e professores, o tutor também precisa aprimorar sua ação educacional. E foi pensando nisso que este curso foi elaborado. O objetivo é mostrar as diversas opções eficientes de trabalho dentro do ambiente de sala de aula virtual, remoto ou até mesmo presencial com o uso de tecnologias Digitais da Informação e Comunicação . O curso vai apresentar o que existe de eficiente, inovador e interessante para produção de conteúdos, aulas remotas e auxílio no desempenho de atividades educacionais. Você professor quer conhecer alguns aplicativos e ferramentas digitais e sua aplicabilidade em sala de aula esse curso vai te ajudar.


Relações de gênero, parentalidade e produção científica: a pesquisa e suas distintas temporalidades

Dra. Rarielle Rodrigues Lima
Doutora em Ciências Sociais (PPGCSoc/UFMA)
Mestra em Cultura e Sociedade (PGCult/UFMA)

Ementa: As discussões que envolvem as relações de gênero e as produções científicas evidenciam as diferenças de acesso quanto aos espaços de poder e saber. O minicurso tem como objetivo trazer elementos alinhados à perspectiva pós-estruturalista de compreensão das relações sociais de gênero no processo de produção científica, deslocando definições sobre cuidado de crianças e produtividade. Abordaremos as categorias gênero, feminilidades, masculinidades, paternidades e maternidades nos espaços acadêmicos a partir dos estudos de Judith Butler, Michel Foucault, Guacira Louro, Valeska Zanello entre outros. Além de construir debates evidenciando as ações desenvolvidas para construção de um espaço que reconheça as temporalidades que envolvem o cuidar e pesquisar.


PRODUTIVIDADE ACADÊMICA E A PESQUISA INTERDISCIPLINAR: caminhos para otimizar a produção científica

Me. Donny dos Santos
Doutorando em Políticas Públicas (PPGPP-UFMA)
Mestre em Cultura e Sociedade (PGCult-UFMA)
Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFMA)

Me. Maurício José Morais
Doutorando em Ciência da Informação (PPGCI-UFPB)
Mestre em Cultura e Sociedade (PGCult-UFMA)
Especialista em Design Instrucional (Centro Universitário Senac)

Ementa: Nem sempre a construção e elaboração de artigos científicos é uma tarefa fácil, independente do campo de conhecimento, uma vez que envolve uma série de escolhas que perpassam a temática, a metodologia, a redação e os canais onde tais produções serão comunicadas. O minicurso tem por objetivo apresentar diretrizes para a construção e redação de artigos científicos, seus elementos estruturantes básicos, considerando os indicadores de produção científica, fator de impacto e contexto emergente da divulgação científica. Pretende-se, também evidenciar as estratégias para a seleção de periódicos Qualis CAPES indexados, a partir de direcionamentos quanto a classificação, sistema de envio de artigos na plataforma Open Journal System (OJS), normativas dos periódicos, acompanhamento, bases de dados e demais orientações. Apontamentos para otimização da produção científica interdisciplinar, a partir dos indicadores de produção acadêmica, dentre eles o Google Scholar, SciElo, Plataforma Sucupira.


SÃO LUIS E A CONSTRUÇÃO SIMBÓLICA DAS REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE CULTURAL: de Athenas Brasileira à Ilha do Reggae

Tereza Cristina Lobato Pereira
Mestranda em Cultura e Sociedade (PGCult-UFMA)
Graduada em Turismo Bacharelado (UFMA)

Mariana Queen
Mestranda em Cultura e Sociedade (PGCult-UFMA)
Graduada em Direito Bacharelado (CEUMA)

Ementa: Contemporaneamente temos observado uma grande preocupação, nas politicas públicas e na própria comunidade em geral, em salvaguardar símbolos, de ordem coletiva que detém valor histórico e cultural. Neste minicurso serão abordadas temáticas relativas a patrimônio e cidades, enquanto espaços urbanos, tendo como elo a sociedade, tendo como base São Luís.  Devemos considerar que a compreensão da questão patrimonial, em São Luís, não é tão nova, entretanto apenas recentemente ganhou maiores vultos, em virtude da associação entre desenvolvimento, memória e identidade. O recorte SÃO LUIS E A CONSTRUÇÃO SIMBOLICA DAS REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE CULTURAL: de Athenas Brasileira à Ilha do Reggae, aprofundará as discussões a cerca do processo de entendimento, pertencimento, aproveitamento e valorização de bens a partir de determinados discursos, referências e concepções sociais.